quinta-feira, 14 de julho de 2011

Globo online - 14/07/2011



Deck vira palco, e parede, tela de pintura / Foto: Divulgação
RIO - Nas férias, as crianças têm tempo de sobra para brincar. Mas às vezes falta espaço na casa para as suas travessuras, já que nem toda casa tem quintal e nem todo prédio tem playground. Muitos arquitetos e designers já receberam a incumbência de criar soluções para transformar o lar, doce lar de um cliente num bom parque de diversões para seus pequenos. Mas isso, claro, sem agredir a decoração. O projeto do quarto pode, por exemplo, incluir um palco de teatro e tela de pintura. Já o corredor pode ser transformado numa verdadeira gincana. E, na sala, móveis lúdicos ajudam na composição de uma cena divertida, moderna e sem perigos.

A dupla de arquitetas Leila Bittencourt e Fernanda Casagrande, da Oba!, loja e escritório de design especializado em mobiliário infantil, bolou um projeto de quarto pra lá de interativo. Numa das paredes, há um grande painel com o mapa múndi, que inclui peças de velcro removíveis e estampas de fauna e flora. Também foi criado um cantinho da pintura, que inclui varal para pendurar os trabalhos, potinhos com lápis e canetinhas e uma grande tela, que fica fixada na parede, a espera dos rabiscos.

O arquiteto Maurício Nóbrega projetou um ambiente descontraído numa área pouco aproveitada da casa de seu cliente. A ideia era criar um espaço exclusivo para brincadeiras. O canos da tubulação foram pintados de cores diversas, assim como as portas e o piso. O revisteiro em laca colorida deu charme ao projeto, junto com as caixas para lápis de cor.- O quarto é todo lúdico. O deck, onde fica situada a cama, pode ser transformado num palquinho de teatro. E o mobiliário foi todo planejado sem quinas, para evitar acidentes durante as brincadeiras - explica a arquiteta Leila Bittencourt.

E quando falta dinheiro para investir num projeto todo interativo? O jeito é partir para o improviso. O site Chiken Babies criou no corredor uma verdadeira gincana a partir do uso de fitas de papel, que devem ser coladas em pontos diferentes das paredes do corredor com fita isolante. Ganha a brincadeira quem cruzar o espaço sem tocar em nenhuma fita. E você, já inventou alguma brincadeira para entreter os pequenos em casa? Conte aqui.- É importante evitar degraus, pisos escorregadios e mobiliário solto ou pesado que possa tombar em cima da criança. Nesse projeto a marcenaria foi cuidadosamente projetada e fixada, o piso é liso, porém antiderrapante e tudo tem seu lugar certo para ser guardado - acrescenta o arquiteto.

http://oglobo.globo.com/economia/morarbem/mat/2011/07/13/transforme-casa-num-parque-de-diversoes-para-pequenos-mas-sem-agredir-decoracao-924897082.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário